VEDAÇÃO
As VEDAÇÕES são processos usados para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. As junções cujas peças apresentam movimento relativo se subdividem em girantes (movimento de rotação) e deslizantes (quando o movimento é de translação).
As VEDAÇÕES são utilizadas e categorizadas de acordo com as necessidades, como: temperatura, pressão, material, etc., aplicadas de acordo com seus elementos, representados com: juntas de borracha, papelão, velumóide, anéis de borracha ou metálicos, juntas metálicas, retentores, gaxetas, selos mecânicos e outros.
PRINCIPAIS TIPOS DE VEDAÇÕES
ANÉIS DE BORRACHAS OU O´RING: são vedadores usados em partes estáticas ou dinâmicas de máquinas ou equipamentos. Os anéis de borracha ou anéis da linha ring são bastante utilizados em vedações dinâmicas de cilindros hidráulicos e pneumáticos que operam à baixa.
JUNTAS: são empregadas em partes estáticas, como equipamentos, flanges tampas, caixas de engrenagens, etc.
RETENTORES: são também conhecidos como vedador de lábio, compostos essencialmente por uma membrana elastomérica em forma de lábio e uma parte estrutural metálica semelhante a uma mola que permite sua fixação na posição correta de trabalho.
A ALFAG DO BRASIL trabalha com diversos tipos de vedações das principais marcas do mercado de acordo com sua necessidade ou projeto.
SABÓ – ARCA – SAV – ORION – VEDALONE – WYLERSON – VEDABRAS – COTERCO